Nossa História

Conheça mais sobre nossa história
Pintadas, orgulho de viver aqui

Pintadas é um município brasileiro do estado da Bahia.


Desmembrou-se do município de Ipirá e conquistou sua emancipação através da Lei Estadual de n. 4.450, em 9 de maio de 1985.

A origem do nome do município tem muitas versões, o fato é que todas elas apontam que o nome “Pintadas” é devido ao hábito do primeiro morador do lugar, o Sr. Manoel Gonçalves de Almeida, gostar de criar vacas pintadas. Por esse motivo, o lugar ficou conhecido como “Fazenda das Pintadas”.

Com o passar dos anos tornou-se vila e tempos mais tarde povoado, onde várias famílias foram atraídas e todos se empenharam para o seu crescimento. Em 31 de setembro de 1937, pela Lei Estadual nº 1.205, foi criado o Distrito de Pintadas, ocorrendo sua instalação a 11 de janeiro de 1939, ficando Pintadas como o segundo distrito de Ipirá.

A luta pela emancipação política foi concretizada dia 09 de maio de 1985, através da Lei Estadual nº 4.450 que determinou a criação do município de Pintadas, desmembrando-se de Ipirá.

LOCALIZAÇÃO E GEOGRAFIA

Localizado no semiárido baiano, Pintadas é um dos municípios do Território Bacia do Jacuípe e faz limite com Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Baixa Grande e Mairi. A cidade fica situada a 272 km da capital, Salvador..

Brasão do Município
Logo da Gestão 2021-2024
E-mail
Ler Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support